Na pesquisa enviada aos Professores foram respondidas seis perguntas, abaixo estão as respostas para a primeira pergunta.
. indisciplina 75%
. falta interesse e compromisso dos alunos 20%
. alunos com dificuldades de aprender 5%
- Indisciplina:
Como já era esperado, a indisciplina dentro da sala de aula apareceu na maioria das respostas. É de consenso geral que os Professores estão sofrendo muito, pois o ambiente fica muito tenso e tumultuado, o que gera um forte desgaste emocional.
Correção do problema: criar e implantar um Programa de Gerenciamento da Sala de Aula que tenha regras claras de procedimentos e conseqüências.
- Falta de interesse e compromisso dos alunos:
Este problema está diretamente ligado as estratégias e metodologias com que são trabalhados os conteúdos escolares, bem como ao relacionamento Professor x Aluno. A falta de interesse e compromisso dos alunos pode revelar-se de forma apática e passiva ou ir ao outro extremo na forma de rebeldia e indisciplina.
Correção do problema: Rever as estratégias utilizadas, adotar novos recursos para cativar a atenção dos alunos por meio da criatividade, uso de atividades dinâmicas, lúdicas, pois desta forma será possível começar a trabalhar as atitudes e comportamentos dos alunos bem como a inserção de valores morais.
- alunos com dificuldades de aprender:
Alunos que por motivos variados apresentam dificuldades de aprendizado requerem do Professor um esforço extra, já que é preciso pensar em estratégias diferenciadas dos demais alunos.
Correção: levantar as causas das dificuldades de aprendizado, criar um Plano de Ação com as devidas intervenções tanto em sala de aula, como no lar.
Os Professores precisam de um Plano de Gerenciamento efetivo do processo de aprendizagem. Assim caberá aos envolvidos: Direção/Coordenação/Professores discutirem juntos as melhores soluções, bem como também criarem ações para que a Família possa ser orientada a fazer os ajustes no lar.
O processo de aprendizagem envolve vários `personagens `, cada qual com seu papel definido. Jamais o Professor poderá, sozinho, desempenhar todos os papéis, e nem cabe a ele esta tarefa, para isso é preciso que todos os envolvidos estejam cientes e sintonizados com o papel que tem a desempenhar e serem cobrados por isso.
Tarefa: Discutam na próxima Reunião Pedagógica, qual é o papel que a Escola espera que seja desempenhada pelo: Professores, Pais e Alunos.
Listar a responsabilidade de cada um quanto aos objetivos a serem alcançados , depois criem ações que cada um deverá cumprir ao longo dos bimestres. Assim ficará fácil monitorar o processo, bem como cobrar os envolvidos.
0 comentários:
Postar um comentário
É da máxima importância reconhecer e estimular todas as variadas inteligências humanas e todas as combinações de inteligências. Nós somos todos tão diferentes, em grande parte, porque possuímos diferentes combinações de inteligências. Se reconhecermos isso, penso que teremos pelo menos uma chance melhor de lidar adequadamente com os muitos problemas que enfrentamos neste mundo. Howard Gardner (1987)