Sou um eterno pesquisador, tento entender as emoções humanas nesse período contemporâneo, como se relaciona a inteligência e a emoção como a modernidade tem se comportado e lhe dado com as próprias emoções e as reações, ou seja, as respostas que dão as situações do cotidiano.? Entendo que, em qualquer ambiente, o que vai prevalecer é a maneira como reagimos ao que nos acontece...com a emoção inteligente a harmonia acontece, com a emoção desequilibrada há uma sucessão de péssimos acontecimentos.
Problemas com a direção e coordenação da escola.
Postado por
Jonatan Sousa
às
13:17
domingo, 8 de maio de 2011
Hoje, tratarei de algo delicado que é a relação entre Professores e Gestores. Em pesquisa realizada recentemente com Professores perguntamos:
-
Qual é o maior problema que você enfrenta com a Coordenação/Direção da Escola ?
Os Professores responderam:
1) muita burocracia (relatórios/fichas) para preencher…………. ……. 48 %
2) falta de orientação pedagógica……………………………………….. 27,10 %
3) falta de regras claras dos objetivos e resultados do trabalho……. 17,4 %
4) nenhum problema com a Direção ou Coordenação………………. 7,5 %
Muita burocracia com relatórios, fichas, etc para preencher
É um fato que o Gestor (Coordenador e Diretor) precisa medir a eficácia dos resultados atingidos, e isso só é possível com o levantamento de dados do processo de aprendizagem por meio de Relatórios, Fichas, Questionários, etc. É uma verdade também que se estas solicitações forem desordenadas e aleatórias, tomarão um tempo precioso do Professor, que ficará enredado em uma armadilha sem fim de papéis.
Sugestão para os Gestores:
Faça um levantamento de todas as Fichas, Relatórios, Questionários e outros documentos que os Professores estão preenchendo atualmente. Analise-os e verifique quais documentos podem ser agrupados em um só. O ideal é que bimestralmente o Professor tenha que preencher pelo menos o Diário de Classe, Boletim de Notas e Relatório de Desenvolvimento . No início do ano é oportuno elaborar uma Ficha de Sondagem onde serão levantadas as dificuldades dos alunos, onde o Gestor , bem como o Professor poderão realizar o monitoramento do trabalho ao longo do ano na mesma ficha.
Falta de Orientação Pedagógica:
Infelizmente muitas Reuniões Pedagógicas são usadas apenas para discussão de textos ou reclamações, o famoso “ lavar a roupa suja em público “, onde nada de concreto é resolvido. Os Professores saem frustrados porque acham que foi um desperdício de tempo e que tudo continuará na mesma.
Sugestão para os Gestores:
As pessoas precisam de suporte, apoio, motivação, incentivo e treinamento. Por isso elabore dois tipos de Reunião: Coletiva e Individual. Na Reunião Coletiva discutam novas ferramentas e estratégias para melhorar : comportamento do aluno, indisciplina, rendimento do aprendizado, gerenciamento da sala de aula. Na Reunião Individual realize o monitoramento de todos esses itens, para isso o Gestor deverá criar as próprias Fichas de Controle e Acompanhamento de cada Turma.
Falta de Regras claras quanto aos objetivos e resultados do trabalho:
Ao ver dos Professores, como as Reuniões não levam a nada e como os Relatórios só servem para desperdiçar o tempo, o fato é que acaba não ficando claro para onde todos estão indo. As Regras ficam subentendidas, os objetivos ficam diluídos em um sem número de solicitações diárias, o que acaba gerando com que cada Professor interprete, a seu próprio modo, o que está acontecendo.
Sugestão para os Gestores:
A roda não é para ser reinventada a cada bimestre, basta estabelecer com clareza os objetivos Gerais no Planejamento Anual e a cada bimestre realizar o monitoramento desses objetivos por meio de Fichas e Relatórios previamente elaborados. Como foi sugerido crie a Ficha de Sondagem com as dificuldades dos alunos, assim você terá objetivos bem específicos para atingir com cada Turma. Nas Reuniões Coletivas e Individual, forneça as ferramentas e estratégias para o Professor alcançar essas metas.
Nenhum Problema com a Direção/Coordenação:
Aqui é preciso um alerta. Apesar de alguns Professores terem relatado que não há problema, o fato é que gerir pessoas é um trabalho constante e diário, por isso nunca se descuide de sempre criar um ambiente que possibilite o debate, a troca de experiências e o compartilhamento de necessidades, pois só assim o que já estava bom, se tornará melhor ainda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Perfil
- Jonatan Sousa
- Sou pedagogo e Bacharel em Direito amo correr riscos, desafios, perigos gosto muito de aventura; andar rumo a novos horizontes em novidade de vida buscar conhecimentos e sonhar são virtudes inerentes a mim. Sou muito comunicativo me expressar em todos os niveis é uma paixão, tenho convicção plena que vivemos de momentos que somados é a vida, pois existem dois dias em que nada pode ser feito (como diz um certo pensador) um se chama Ontem e o outro Amanhã. Enfim ser Jonatan: -É não sentir-se ameaçado pelo próprio idos e deixar de lutar pela propria alta aspiração humana. -Ser livre. -Viver o que ninguém viveu, sonhar o que sonhou e conquistar o que ninguém conquistou. -É ter Cristo como minha sorte, como meu destino. Eu sou FELIZ.
Conteúdos do Blog
- Afetividade (2)
- Contemporaneidade (6)
- Educação (10)
- Educação Inclusiva (1)
- Educação Infantil (2)
- Gerenciamento da sala de aula (12)
- Inteligencia Emocional (7)
- Inteligencias Multiplas (2)
- Mensagens (1)
- Noticias (8)
- pós-graduação (1)
- Q.I e Q.E (2)
- S.O.S Professor. (15)
Postagens Populares
-
O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período especí...
-
Sandra Regina Dallabona Sueli Maria Schmitt Mendes Vygotsky (1984) atribui relevante papel ao ato de brincar na constituição do pensam...
-
Sandra Regina Dallabona Sueli Maria Schmitt Mendes O PAPEL DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Vygotsky (1984) atribui r...
-
By Roseli Brito Como disse anteriormente, o efetivo Gerenciamento da Sala de aula é fruto do domínio das estratégias de 4 áreas, que aqui...
-
Penny Tompkins Você já conversou com um aluno e ele disse: "Você sabe, é como ..."? É provável que sim, porque todos nós usamos ...
-
A partir da metade do século XX, no Brasil, surgem novas teorias nas áreas da psicologia educacional. Piaget e Vygotsky , pais da psicolo...
-
By Roseli Brito É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma qu...
-
"Se você pensa que pode, você pode. Se pensa que não pode, tem razão." Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for,...
-
By Roseli Brito Pare um minuto para pensar na seguinte hipótese: Se os seus alunos fossem inquiridos sobre o que acham de você, qual ...
Indicação de blogs
Seguidores
Visualizações
Wikipedia
Resultados da pesquisa
Mensagem do dia!
E o que o homem faz o homem pode desfazer. Ser moderno passou a significar hoje em dia, ser incapaz de parar e ainda menos capaz de ficar parado. BAUMAN
Arquivo do Blog
-
▼
2011
(65)
-
▼
maio
(28)
- Você pode
- CONCEITOS DE PLANO DE AULA
- Falando por metáforas
- O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGAR, BRINCAR UMA ...
- Inteligência Emocional: Analfabetismos Emocional.
- INTELIGENCIA EMOCIONAL COMO PRÁTICA PEDAGOGICA.
- A espada mágica
- ABGLT: kit anti-homofobia do MEC não ensina a ser ...
- Tratamento da saúde mental não pode ser centrado n...
- O que os professores querem?
- Líder imaturo ou incompetente ?
- ALUNOS RETIDOS
- Amazônia ficará mais seca e quente
- Pesquisa aponta que alguns planetas giram em senti...
- Educação: Professor faz a diferença.!
- Após transplante completo de face homem aparece em...
- Cientistas dizem que descobriram o gene da felicidade
- Bolsonaro ataca líderes do movimento gay em panfleto
- Nasa divulga imagens inéditas do Sol em alta defin...
- O problema não é a disciplina.
- Problemas na escola.
- Problemas com a direção e coordenação da escola.
- Qual seu maior problema na sala de aula?
- O Perfil do Professor e a Indisciplina
- Educação Inclusiva
- Regras gerais para a sala de aula!
- O que é Psicopedagogia?
- Inteligência Emocional: Conceito por Goleman.
-
▼
maio
(28)
0 comentários:
Postar um comentário
É da máxima importância reconhecer e estimular todas as variadas inteligências humanas e todas as combinações de inteligências. Nós somos todos tão diferentes, em grande parte, porque possuímos diferentes combinações de inteligências. Se reconhecermos isso, penso que teremos pelo menos uma chance melhor de lidar adequadamente com os muitos problemas que enfrentamos neste mundo. Howard Gardner (1987)