Problemas com a direção e coordenação da escola.

domingo, 8 de maio de 2011


Hoje, tratarei de algo delicado que é a relação entre Professores e Gestores.  Em pesquisa realizada recentemente com Professores perguntamos:
-
 Qual é o maior problema que você enfrenta com a Coordenação/Direção da Escola ?
Os Professores responderam:
1) muita burocracia (relatórios/fichas) para preencher…………. ……. 48 %
2) falta de orientação pedagógica………………………………………..  27,10 %
3) falta de regras claras dos objetivos e resultados do trabalho…….  17,4 %
4) nenhum problema com a Direção ou Coordenação……………….    7,5 %

Muita burocracia com relatórios, fichas, etc para preencher
É um fato que o Gestor (Coordenador e Diretor) precisa medir a eficácia dos resultados atingidos, e isso só é possível com o levantamento de dados do processo de aprendizagem por meio de Relatórios, Fichas, Questionários, etc.  É uma verdade também que  se estas solicitações forem desordenadas e aleatórias, tomarão um tempo precioso do Professor, que ficará enredado em uma armadilha sem fim de papéis.
Sugestão para os Gestores:
Faça um levantamento de todas as Fichas, Relatórios, Questionários e outros documentos que os Professores estão preenchendo atualmente.  Analise-os e verifique quais documentos  podem ser agrupados em um só. O ideal é que bimestralmente o Professor tenha que preencher pelo menos o Diário de Classe, Boletim de Notas e Relatório de Desenvolvimento . No início do ano é oportuno elaborar uma Ficha de Sondagem onde serão levantadas as dificuldades dos alunos, onde o Gestor , bem como o Professor poderão realizar o monitoramento do trabalho ao longo do ano na mesma ficha.

Falta de Orientação Pedagógica:
Infelizmente muitas Reuniões Pedagógicas são usadas apenas para discussão de textos ou reclamações, o famoso “ lavar a roupa suja em público “, onde nada de concreto é resolvido. Os Professores saem frustrados porque acham que foi um desperdício de tempo e que tudo continuará na mesma.
Sugestão para os Gestores:
As pessoas precisam de suporte, apoio, motivação, incentivo e treinamento. Por isso elabore dois tipos de Reunião: Coletiva e Individual. Na Reunião Coletiva discutam novas ferramentas e estratégias para melhorar : comportamento do aluno, indisciplina, rendimento do aprendizado, gerenciamento da sala de aula. Na Reunião Individual realize o monitoramento de todos esses itens,  para isso o Gestor deverá criar as próprias Fichas de Controle e Acompanhamento de cada Turma.

Falta de Regras claras quanto aos objetivos e resultados do trabalho:
Ao ver dos Professores, como as Reuniões não levam a nada e como os Relatórios só servem para desperdiçar o tempo,  o fato é que acaba não ficando claro para onde todos estão indo. As Regras ficam subentendidas, os objetivos ficam diluídos em um sem número de solicitações diárias, o que acaba gerando com que cada Professor interprete, a seu próprio modo, o que está acontecendo.
Sugestão para os Gestores:
A roda não é para ser reinventada a cada bimestre, basta estabelecer com clareza os objetivos Gerais no Planejamento Anual e a cada bimestre realizar o monitoramento desses objetivos por meio de Fichas e Relatórios previamente elaborados. Como foi sugerido crie a Ficha de Sondagem com as dificuldades dos alunos, assim você terá objetivos bem específicos para atingir com cada Turma. Nas Reuniões Coletivas e Individual, forneça as ferramentas e estratégias para o Professor alcançar essas metas.

Nenhum Problema com a Direção/Coordenação:
Aqui é preciso um alerta. Apesar de alguns Professores terem relatado que não há problema, o fato é que gerir pessoas é um trabalho constante e diário, por isso nunca se descuide de sempre criar um ambiente que possibilite o debate, a troca de experiências e o compartilhamento de necessidades, pois só assim o que já estava bom, se tornará melhor ainda.

0 comentários:

Postar um comentário

É da máxima importância reconhecer e estimular todas as variadas inteligências humanas e todas as combinações de inteligências. Nós somos todos tão diferentes, em grande parte, porque possuímos diferentes combinações de inteligências. Se reconhecermos isso, penso que teremos pelo menos uma chance melhor de lidar adequadamente com os muitos problemas que enfrentamos neste mundo. Howard Gardner (1987)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...