Educação: Professor faz a diferença.!

terça-feira, 10 de maio de 2011



Quando levantamos os problemas que nos afligem na sala de aula, muitas vezes achamos que apenas nós enfrentamos tais coisas.

tarefas do professor
O fato é que, não apenas na sua Escola, mas em muitas escolas do Brasil as questões que atrapalham o trabalho do Professor na sala de aula, também são compartilhados por outros Professores.
Em pesquisa recente perguntamos, dentre outras coisas:
O que toma mais seu tempo na sala de aula? As respostas foram:
43% ter de chamar atenção dos alunos a toda hora
38% correção de tarefas/trabalhos/lição de casa
19% ter de parar a aula para resolver  conflitos  envolvendo alunos

Ter de chamar a atenção dos alunos a toda hora:

O motivo principal que ocasiona o Professor ter de chamar a atenção dos alunos a toda hora, é porque o aluno não está envolvido na execução da tarefa, e quando isto ocorre o aluno encontra outras maneiras de usar o tempo da aula, o que nem sempre agrada o Professor.
Sugestão de solução: Avalie o tipo de tarefas que você está solicitando. São tarefas monótonas? Repetitivas? Mecânicas? Sempre escritas ?
Procure diversificar as estratégias utilizando mais: exposições gráficas, musicais, teatrais, orais, debates, estudos do meio, apresentações em vídeo, fotos, criações, performances, etc.

Correção de tarefas, trabalhos e lição de casa:

Esta situação mostra falta de gerenciamento do tempo e procedimentos organizacionais da rotina da sala de aula. E quando não existe uma rotina de procedimentos,  boa parte da aula é consumida com a correção das tarefas.  Como resolver ?
Sugestão de solução: Envolva todos os alunos no momento da correção, e aproveite para realizar o esclarecimento de dúvidas com a revisão do conteúdo ensinado. Faça mais correção coletiva, onde todos os alunos ajudam corrigindo as próprias tarefas. Enquanto a correção ocorre no quadro negro, peça para os alunos trocarem as tarefas e um aluno faz a correção da tarefa do colega.

Ter de parar a aula para resolver conflitos envolvendo alunos:

É árduo o trabalho de um Professor, que usa parte da aula para chamar a atenção dos alunos, outra parte para realizar as correções das tarefas e entre uma coisa e outra, ter de parar a aula, propriamente dita, para resolver os conflitos envolvendo os alunos.

Sugestão de solução: Faça um levantamento dos conflitos mais comuns que ocorrem dentro e fora da sala de aula. Junto com a Coordenação debatam na próxima reunião, quais serão os critérios para resolver cada um desses conflitos mais comuns.
Depois junto com os alunos, em sala de aula, abra espaço para que eles façam sugestões de resolução de cada conflito. Pegue as sugestões dos alunos, e tente fazer um contra ponto com os procedimentos que foram definidos na Reunião com a Coordenação, e elabore uma lista e deixe visível na sala e nos corredores.
Desta forma a solução para cada caso fica mais justa e transparente.  Em vários casos os próprios alunos já saberão que encaminhamento dar a questão, sem precisar que o Professor interfira a todo.

By Roseli Brito

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Olá Jonatan.
    Dicas úteis para os professores, post divulgado na Teia.
    Gostaria de saber sua opinião sobre uma coisa:
    Estamos pensando em criar um site, tipo um portal, voltado para a educação, onde somente professores teriam espaço para postarem,criando um conteúdo exclusivo e de qualidade.
    Você acha que daria certo? Você faria parte de um projeto desse tipo como um postador?
    Sua opinião é muito importante para nós.
    Até mais

  1. Atena disse...:

    Sou uma pessoa apaixonada pelo assunto Educação, pois vejo aí a solução para as mazelas humanas.
    Seu blog está ótimo, além de expor as matérias ainda sugere soluções.
    Já que você diz gostar de desafios, o convido a participar de dois (pelo menos divulgar):
    http://expandiraconsciencia.blogspot.com/2011/05/onde-anda-cidadania.html

    http://expandiraconsciencia.blogspot.com/2011/05/educacao-proibida.html

    Se aceitar, meu muito obrigado.
    abraços

Postar um comentário

É da máxima importância reconhecer e estimular todas as variadas inteligências humanas e todas as combinações de inteligências. Nós somos todos tão diferentes, em grande parte, porque possuímos diferentes combinações de inteligências. Se reconhecermos isso, penso que teremos pelo menos uma chance melhor de lidar adequadamente com os muitos problemas que enfrentamos neste mundo. Howard Gardner (1987)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...