Problemas na escola.

segunda-feira, 9 de maio de 2011
Muitos dos problemas que ocorrem diariamente para aqueles que estão exercendo o cargo de Gestor ou Coordenador, são oriundos da falta de transparência na comunicação com a Equipe  e de ferramentas  eficientes de liderança.
Isso mesmo: Liderança ! Uma palavra que estávamos acostumados a ouvir apenas no mundo corporativo ,uma realidade não tão distante assim da gestão de uma Escola ou Instituição.
Afinal, quer seja em uma grande empresa, ou em uma Escola, seja ela pública, particular ou filantrópica, o fato é que existem muito mais semelhanças que diferenças. Liderar pessoas, capacitar equipes para que desenvolvam trabalho de melhor qualidade, atingir metas de aprendizagem auxiliando os alunos a superarem as suas defasagens e dificuldades, atingir a sustentabilidade, gerir recursos (físicos, financeiros, humanos), motivar, inovar, desenvolver equipe competente e cooperativa faz parte de uma realidade que a Escola ainda não está preparada para enfrentar, pois exige Lideranças capacitadas em novas estratégias de gestão.
Na nossa pesquisa pedimos que os Coordenadores, Gestores e Supervisores citassem 3 problemas que costumam enfrentar com a Equipe. Abaixo relacionamos as respostas mais citadas dentro de quatro grandes áreas:

- POSTURA DO PROFESSOR

Os problemas aqui listados referem-se a : relacionamento interpessoal ruim, conflitos equipe e alunos, falta de ética, fofocas, falta de  colaboração e união, desequilíbrio e domínio próprio, falta de proatividade, falta de compromisso, autoritarismo dos professores antigos, clima organizacional ruim.
A postura de um profissional é tudo em uma instituição. Não se trata apenas de mostrar quem você é, mas por meio das suas ações, sua fala, sua postura, mostrar também quais ferramentas e competências você traz para a instituição em que trabalha. Qualquer instituição é feita pelas pessoas que nela atua. Os resultados que uma instituição alcança são frutos das competências ou das incompetências que a equipe tem. Uma equipe de alta performance só é criada quando : a) os objetivos de ambos (equipe e instituição) estão alinhados na mesma direção,  b) cada membro traz talentos e competências que irão somar na instituição, c) há educação continuada.

- FALTA DE  EDUCAÇÃO CONTINUADA

Professores inexperientes, falta de estratégias inovadoras, não participam das ACs e HTPCs,  nunca tem tempo para realizar capacitação leitura/estudos,  falta de preparo para o uso das novas tecnologias,  uso de metodologia ultrapassada, falta de didática,  não domina conteúdo, não tem estratégias para gerenciamento efetivo da sala de aula.
Não há sombra de dúvida que quando a equipe é capacitada continuamente, tende a levar mais inovações e novas estratégias para a sala de aula contribuindo assim para que os alunos atinjam melhores resultados. De quem é a responsabilidade da educação continuada? De todos: do próprio funcionário e da instituição. Infelizmente muitos Professores não dão a devida importância para este tópico e acabam negligenciando a sua própria formação, pois raramente desenvolvem uma pesquisa, ou lêem um livro, não participam de seminários ou cursos e odeiam as Reuniões de ACs e HTPCs.
Assim, todas as colocações feitas pelos Coordenadores e Gestores reforçam que boa parte dos problemas encontrados dentro da sala de aula são decorrentes da falta de preparo do Professor.
Alerto que uma das funções do Coordenador é promover e facilitar a educação continuada de todos os funcionários da Escola.

- FALTA DE FUNCIONÁRIOS

Qual Escola já não sofreu com funcionários em número insuficiente, que  faltam ao trabalho   sem avisar, que sofrem com  constantes atrasos, onde há alta  rotatividade de professores ?
Todos os que relataram a falta de funcionários com um dos grandes problemas enfrentados pela Escola, sabem o quão difícil é ter de realizar um trabalho com a equipe desfalcada. Em uma Escola que tem 80 Professores, e em um mesmo dia faltam 10, outros 20 chegam atrasados, na maioria dos casos o Coordenador ou Diretor tem de parar tudo para “ tapar buracos” ou dispensar alunos, por falta de pessoal.
O fato é que, as pessoas tem problemas, imprevistos acontecem e funcionários faltam ou chegam atrasados, porém é preciso investigar quais são as causas, pois há desde os motivos de saúde até as “ abonadas” e o funcionário falta simplesmente porque tem o direito a isso.
O que fazer então ? Se a sua Escola não tem um Programa para combater ou minimizar o Absenteísmo, então você ficará o ano todo correndo de um lado para o outro “ apagando incêndios” e entrando na sala de aula para substituir o Professor.
Toda Escola precisa criar um Programa de Absenteísmo, ter um plano B, C e muitas vezes, por que não, até um plano D para combater este problema.

- NÃO CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO

Equipe não cumpre prazos estabelecidos, não acreditam mais na profissão, são insubordinados, não confiam na capacidade e autoridade do Coordenador, são resistentes em cumprir normas/regras da Escola, procrastinam em cumprir com as obrigações da função.
Liderar  exige ter de desenvolver algumas competências e estratégias no trato com as pessoas e no cumprimento de metas. Saiba que liderar não é ficar correndo atrás de funcionário pedindo que  ele entregue a tarefa pronta, lembrando  para que ele cumpra com suas obrigações.
Em uma empresa qualquer funcionário que seja negligente com suas tarefas é demitido imediatamente, pois um membro da equipe que não cumpre com o serviço que lhe é designado não está contribuindo para que o objetivo maior da empresa seja atingido, sendo assim é preciso substituí-lo por outro que esteja comprometido com os resultados.
Talvez agora você esteja se perguntando “ e quando não podemos demitir o funcionário negligente” ? Caberá ao Gestor estabelecer os parâmetros de competência e capacitar esse funcionário para que possa atingí-los, e todo esse processo de treinamento de competências será registrado em documento que será anexado a Ficha Funcional.
Gerir pessoas para que elas possam se desenvolver e atingir a sua excelência não é uma tarefa fácil, porém é uma tarefa exequível e é apenas uma das muitas tarefas que cabe ao Gestor desempenhar.
E na sua Escola está ocorrendo de modo eficiente a Gestão de Pessoas ?

0 comentários:

Postar um comentário

É da máxima importância reconhecer e estimular todas as variadas inteligências humanas e todas as combinações de inteligências. Nós somos todos tão diferentes, em grande parte, porque possuímos diferentes combinações de inteligências. Se reconhecermos isso, penso que teremos pelo menos uma chance melhor de lidar adequadamente com os muitos problemas que enfrentamos neste mundo. Howard Gardner (1987)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...