REGRA NO. 09: Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público
Os jovens gostam muito de estar em evidência, serem vistos, e de saber que são populares entre os amigos.
Enquanto que os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I desejam ser acolhidos no sentido carinhoso da palavra ao serem ouvidos e considerados em suas necessidades, os jovens do Fundamental II e Ensino Médio vivem para preservar a auto-imagem no grupo.
Do Infantil ao Ensino Médio, apesar das características dos grupos serem bem distintas, há um dado em comum que não pode ser desconsiderado: o componente emocional. Ambos os grupos desejam ser aceitos, respeitados e valorizados.
Levar tudo isso em conta é de suma importância, pois é a base fundamental no relacionamento Professor x Aluno. E um dos fatores que contribui para comprometer o bom relacionamento é o fato de que muitos Professores se revestem de ira ao disciplinar o aluno e o momento da correção que deveria ser um momento de ensino e reparação torna-se um momento de vingança e retaliação.
Este comportamento de repreender em público acaba alimentando e reforçando o comportamento indisciplinado do aluno, que no sentido de defender a sua imagem perante o grupo, vai até as últimas conseqüências para afrontar o Professor.
Precisa disciplinar? Faça-o de maneira discreta e use de sabedoria. Disciplina eficaz é aquela que faz com que o aluno aprenda tendo que reparar os erros cometidos e não ouvindo um sermão público.
Quer compartilhar os nossos textos e dicas com os seus amigos Educadores na Escola ? na Reunião Pedagógica ? na Faculdade ? Fique à vontade !
Quero ajudar neste ano 50.000 Professores a transformar a sala de aula, por isso conto com a sua ajuda para distribuir, a todos os seus colegas Professores, o mini curso de Gerenciamento da Sala de Aula.
Basta enviar o endereço para eles realizarem o cadastro e passar a receber o curso por email: www.sosprofessor.com.br
Aguarde que vem mais dicas por aí !!!
Abraços,
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
=========================================================
Se você conhece Educadores que estão sofrendo com a indisciplina dos alunos , indique o curso " Gerenciamento da Sala de Aula " . Nossa meta, neste ano, é ajudar 50.000 Educadores a transformar a sala de aula. Inscrição: http://www.sosprofessor.com.br
Sou um eterno pesquisador, tento entender as emoções humanas nesse período contemporâneo, como se relaciona a inteligência e a emoção como a modernidade tem se comportado e lhe dado com as próprias emoções e as reações, ou seja, as respostas que dão as situações do cotidiano.? Entendo que, em qualquer ambiente, o que vai prevalecer é a maneira como reagimos ao que nos acontece...com a emoção inteligente a harmonia acontece, com a emoção desequilibrada há uma sucessão de péssimos acontecimentos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Perfil
- Jonatan Sousa
- Sou pedagogo e Bacharel em Direito amo correr riscos, desafios, perigos gosto muito de aventura; andar rumo a novos horizontes em novidade de vida buscar conhecimentos e sonhar são virtudes inerentes a mim. Sou muito comunicativo me expressar em todos os niveis é uma paixão, tenho convicção plena que vivemos de momentos que somados é a vida, pois existem dois dias em que nada pode ser feito (como diz um certo pensador) um se chama Ontem e o outro Amanhã. Enfim ser Jonatan: -É não sentir-se ameaçado pelo próprio idos e deixar de lutar pela propria alta aspiração humana. -Ser livre. -Viver o que ninguém viveu, sonhar o que sonhou e conquistar o que ninguém conquistou. -É ter Cristo como minha sorte, como meu destino. Eu sou FELIZ.
Conteúdos do Blog
- Afetividade (2)
- Contemporaneidade (6)
- Educação (10)
- Educação Inclusiva (1)
- Educação Infantil (2)
- Gerenciamento da sala de aula (12)
- Inteligencia Emocional (7)
- Inteligencias Multiplas (2)
- Mensagens (1)
- Noticias (8)
- pós-graduação (1)
- Q.I e Q.E (2)
- S.O.S Professor. (15)
Postagens Populares
-
O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período especí...
-
Sandra Regina Dallabona Sueli Maria Schmitt Mendes Vygotsky (1984) atribui relevante papel ao ato de brincar na constituição do pensam...
-
Sandra Regina Dallabona Sueli Maria Schmitt Mendes O PAPEL DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Vygotsky (1984) atribui r...
-
By Roseli Brito Como disse anteriormente, o efetivo Gerenciamento da Sala de aula é fruto do domínio das estratégias de 4 áreas, que aqui...
-
Penny Tompkins Você já conversou com um aluno e ele disse: "Você sabe, é como ..."? É provável que sim, porque todos nós usamos ...
-
A partir da metade do século XX, no Brasil, surgem novas teorias nas áreas da psicologia educacional. Piaget e Vygotsky , pais da psicolo...
-
By Roseli Brito É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma qu...
-
"Se você pensa que pode, você pode. Se pensa que não pode, tem razão." Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for,...
-
By Roseli Brito Pare um minuto para pensar na seguinte hipótese: Se os seus alunos fossem inquiridos sobre o que acham de você, qual ...
Indicação de blogs
Seguidores
Visualizações
Wikipedia
Resultados da pesquisa
Mensagem do dia!
E o que o homem faz o homem pode desfazer. Ser moderno passou a significar hoje em dia, ser incapaz de parar e ainda menos capaz de ficar parado. BAUMAN
Arquivo do Blog
-
▼
2011
(65)
-
▼
abril
(22)
- Lidando com Pais mal educados!
- Alunos com Dificuldade ou Problemas de Aprendizagem?
- Projeto Político Pedagógico
- Indisciplina na sala de aula Regra 01
- Indisciplina na sala de aula Regra 02
- Indiscilplina na sala de aula Regra 03
- Indiscilplina na sala de aula Regra 04
- Indiscilplina na sala de aula Regra 05
- Indiscilplina na sala de aula Regra 06
- Indiscilplina na sala de aula Regra 07
- Indiscilplina na sala de aula Regra 08
- Indiscilplina na sala de aula Regra 09
- Indiscilplina na sala de aula Regra 10
- Indiscilplina na sala de aula Regra 11
- A estrutura da realidade
- Você quer se tornar as suas percepções?
- Técnicas de Alfabetização Emocional
- As 7 inteligencias na opinião de Gardner
- Entre a emoção e a inteligência
- Alfabetização Emocional na Escola
- Inteligencia Emocional como pratica pedagogica
- Q.I e Q.E na educação
-
▼
abril
(22)
0 comentários:
Postar um comentário
É da máxima importância reconhecer e estimular todas as variadas inteligências humanas e todas as combinações de inteligências. Nós somos todos tão diferentes, em grande parte, porque possuímos diferentes combinações de inteligências. Se reconhecermos isso, penso que teremos pelo menos uma chance melhor de lidar adequadamente com os muitos problemas que enfrentamos neste mundo. Howard Gardner (1987)