Toda profissão tem o seu passo a passo, o seu sistema, os seus procedimentos, e o profissional só pode ser chamado de excelente quando domina esse passo a passo, o sistema e os procedimentos. Pois são eles que garantem o resultado esperado.
Para garantir que o aprendizado aconteça (o resultado esperado), é preciso lançar mão de procedimentos para organizar o ambiente onde ocorrerá o aprendizado.
Talvez você conheça alguém que já tenha dito: " não preciso de processo nenhum, quando algo dá errado envio o aluno para a Coordenadora ou para a Diretora " e está resolvido.
Quando o Educador, por motivos banais, envia o aluno para a Coordenação ou para a Direção está passando uma imagem negativa de si mesmo para várias pessoas:
- Aluno: o aluno vê que o Professor não tem autoridade para resolver
- Outros alunos: a sala vê que o Professor não soube resolver a questão
- Coordenador/Diretor: que o Professor não dispõe de conhecimento/competência
para controlar/gerenciar a sala de aula
- Colegas: os outros Professores vêem que o colega perdeu o controle da sala
- Pais: que o Professor não sabe colocar ordem na classe.
Por isso, da próxima vez que alguém disser que resolve a questão do gerenciamento da sala de aula enviando o aluno, por motivos banais, para a Coordenação, você já sabe, esse professor não está conseguindo atingir o resultado esperado com os alunos e se você consegue ver isso, tenha a certeza que a Coordenação, a Direção e os Pais também estão vendo.
Convido você a colocar no papel quais são os seus processos atuais para:
- entrada/saída/intervalo/ida ao banheiro
- tarefas de sala/ tarefas de casa/ trabalhos de pesquisa/trabalhos em grupo
- quando o aluno chega atrasado/quando chega cedo
- quando vem sem uniforme/quando traz algo que não era para trazer
- quando o aluno perde algum material
- quando alguém é acusado de roubo na sala de aula
- quando alguém fala mentiras
- quando o aluno briga ou sofre agressão (verbal ou física)
- quando ocorre reunião de pais
- em quais situações é permitido enviar o aluno para a Coordenação
- em quais situações é enviado bilhete aos Pais
- em quais situações os Pais são chamados na escola
Depois de listar cada situação, liste também as soluções, e veja se o resultado esperado para cada uma delas é atingido. Implemente os novos procedimentos ensinando os alunos, fazendo os ajustes e reforçando sempre até que se torne um hábito para eles determinados comportamentos.
Haverá situações em que o aluno DEVE ser enviado para a Coordenação e/ou Direção. Para saber em quais situações isso deverá ocorrer, pergunte a Coordenação e/ou Direção, pois cada Escola tem procedimentos próprios quanto a esta questão.
Lembre-se você brilha quando faz com competência e organização além do que lhe é pedido.
Abraços,
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
=============================================================
Se você conhece Educadores que estão sofrendo com a indisciplina dos alunos , indique o curso " Gerenciamento da Sala de Aula " . Nossa meta, neste ano, é ajudar 50.000 Educadores a transformar a sala de aula. Inscrição: http://www.sosprofessor.com.br
Sou um eterno pesquisador, tento entender as emoções humanas nesse período contemporâneo, como se relaciona a inteligência e a emoção como a modernidade tem se comportado e lhe dado com as próprias emoções e as reações, ou seja, as respostas que dão as situações do cotidiano.? Entendo que, em qualquer ambiente, o que vai prevalecer é a maneira como reagimos ao que nos acontece...com a emoção inteligente a harmonia acontece, com a emoção desequilibrada há uma sucessão de péssimos acontecimentos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Perfil
- Jonatan Sousa
- Sou pedagogo e Bacharel em Direito amo correr riscos, desafios, perigos gosto muito de aventura; andar rumo a novos horizontes em novidade de vida buscar conhecimentos e sonhar são virtudes inerentes a mim. Sou muito comunicativo me expressar em todos os niveis é uma paixão, tenho convicção plena que vivemos de momentos que somados é a vida, pois existem dois dias em que nada pode ser feito (como diz um certo pensador) um se chama Ontem e o outro Amanhã. Enfim ser Jonatan: -É não sentir-se ameaçado pelo próprio idos e deixar de lutar pela propria alta aspiração humana. -Ser livre. -Viver o que ninguém viveu, sonhar o que sonhou e conquistar o que ninguém conquistou. -É ter Cristo como minha sorte, como meu destino. Eu sou FELIZ.
Conteúdos do Blog
- Afetividade (2)
- Contemporaneidade (6)
- Educação (10)
- Educação Inclusiva (1)
- Educação Infantil (2)
- Gerenciamento da sala de aula (12)
- Inteligencia Emocional (7)
- Inteligencias Multiplas (2)
- Mensagens (1)
- Noticias (8)
- pós-graduação (1)
- Q.I e Q.E (2)
- S.O.S Professor. (15)
Postagens Populares
-
O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período especí...
-
Sandra Regina Dallabona Sueli Maria Schmitt Mendes Vygotsky (1984) atribui relevante papel ao ato de brincar na constituição do pensam...
-
Sandra Regina Dallabona Sueli Maria Schmitt Mendes O PAPEL DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Vygotsky (1984) atribui r...
-
By Roseli Brito Como disse anteriormente, o efetivo Gerenciamento da Sala de aula é fruto do domínio das estratégias de 4 áreas, que aqui...
-
Penny Tompkins Você já conversou com um aluno e ele disse: "Você sabe, é como ..."? É provável que sim, porque todos nós usamos ...
-
A partir da metade do século XX, no Brasil, surgem novas teorias nas áreas da psicologia educacional. Piaget e Vygotsky , pais da psicolo...
-
By Roseli Brito É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma qu...
-
"Se você pensa que pode, você pode. Se pensa que não pode, tem razão." Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for,...
-
By Roseli Brito Pare um minuto para pensar na seguinte hipótese: Se os seus alunos fossem inquiridos sobre o que acham de você, qual ...
Indicação de blogs
Seguidores
Visualizações
Wikipedia
Resultados da pesquisa
Mensagem do dia!
E o que o homem faz o homem pode desfazer. Ser moderno passou a significar hoje em dia, ser incapaz de parar e ainda menos capaz de ficar parado. BAUMAN
Arquivo do Blog
-
▼
2011
(65)
-
▼
junho
(10)
- Geração X e Geração Y
- Ambiente Físico
- Ambiente Emocional
- Ambiente Institucional
- O êxito escolar depende da família
- Ambiente Procedimental.
- Quando a Aula dá Errado
- CYBERBULLYING – Quando o Professor é o Alvo
- Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa
- O PAPEL DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
-
▼
junho
(10)
0 comentários:
Postar um comentário
É da máxima importância reconhecer e estimular todas as variadas inteligências humanas e todas as combinações de inteligências. Nós somos todos tão diferentes, em grande parte, porque possuímos diferentes combinações de inteligências. Se reconhecermos isso, penso que teremos pelo menos uma chance melhor de lidar adequadamente com os muitos problemas que enfrentamos neste mundo. Howard Gardner (1987)