Ambiente Procedimental.

segunda-feira, 13 de junho de 2011
Toda profissão tem o seu passo a passo, o seu sistema, os seus procedimentos, e o profissional só pode ser chamado de excelente quando domina esse passo a passo, o sistema e os procedimentos. Pois são eles que garantem o resultado esperado.

Para garantir que o aprendizado aconteça (o resultado esperado), é preciso lançar mão de procedimentos para organizar o ambiente onde ocorrerá o aprendizado.

Talvez você conheça alguém que já tenha dito: " não preciso de processo nenhum, quando algo dá errado envio o aluno para a Coordenadora ou para a Diretora " e está resolvido.

Quando o Educador, por motivos banais, envia o aluno para a Coordenação ou para a Direção está passando uma imagem negativa de si mesmo para várias pessoas:

- Aluno: o aluno vê que o Professor não tem autoridade para resolver
- Outros alunos: a sala vê que o Professor não soube resolver a questão
- Coordenador/Diretor: que o Professor não dispõe de conhecimento/competência
para controlar/gerenciar a sala de aula
- Colegas: os outros Professores vêem que o colega perdeu o controle da sala
- Pais: que o Professor não sabe colocar ordem na classe.

Por isso, da próxima vez que alguém disser que resolve a questão do gerenciamento da sala de aula enviando o aluno, por motivos banais, para a Coordenação, você já sabe, esse professor não está conseguindo atingir o resultado esperado com os alunos e se você consegue ver isso, tenha a certeza que a Coordenação, a Direção e os Pais também estão vendo.

Convido você a colocar no papel quais são os seus processos atuais para:
- entrada/saída/intervalo/ida ao banheiro
- tarefas de sala/ tarefas de casa/ trabalhos de pesquisa/trabalhos em grupo
- quando o aluno chega atrasado/quando chega cedo
- quando vem sem uniforme/quando traz algo que não era para trazer
- quando o aluno perde algum material
- quando alguém é acusado de roubo na sala de aula
- quando alguém fala mentiras
- quando o aluno briga ou sofre agressão (verbal ou física)
- quando ocorre reunião de pais
- em quais situações é permitido enviar o aluno para a Coordenação
- em quais situações é enviado bilhete aos Pais
- em quais situações os Pais são chamados na escola

Depois de listar cada situação, liste também as soluções, e veja se o resultado esperado para cada uma delas é atingido. Implemente os novos procedimentos ensinando os alunos, fazendo os ajustes e reforçando sempre até que se torne um hábito para eles determinados comportamentos.

Haverá situações em que o aluno DEVE ser enviado para a Coordenação e/ou Direção. Para saber em quais situações isso deverá ocorrer, pergunte a Coordenação e/ou Direção, pois cada Escola tem procedimentos próprios quanto a esta questão.


Lembre-se você brilha quando faz com competência e organização além do que lhe é pedido.




Abraços,
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
=============================================================
Se você conhece Educadores que estão sofrendo com a indisciplina dos alunos , indique o curso " Gerenciamento da Sala de Aula " . Nossa meta, neste ano, é ajudar 50.000 Educadores a transformar a sala de aula. Inscrição:
http://www.sosprofessor.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

É da máxima importância reconhecer e estimular todas as variadas inteligências humanas e todas as combinações de inteligências. Nós somos todos tão diferentes, em grande parte, porque possuímos diferentes combinações de inteligências. Se reconhecermos isso, penso que teremos pelo menos uma chance melhor de lidar adequadamente com os muitos problemas que enfrentamos neste mundo. Howard Gardner (1987)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...