Final de Semestre

sábado, 9 de julho de 2011
By Roseli Brito

Para muitos Professores o semestre terminou, e como todo final de semestre a correria não pára. Fechamento de Notas, Reunião de Pais e Relatórios aumentando assim a carga de stress já elevada. Mas também é hora de repensar, avaliar estratégias e os resultados. Aqui vão algumas questões que você poderá fazer para avaliar o semestre e ver o que você conseguiu atingir.

- Alcancei os resultados esperados ? Por quê não ? O que poderia ter sido feito de diferente ?
- Que tipo de recursos poderia ter feito a diferença ?
- O que deu certo ? Em que momentos deu certo ? Em quais momentos deu errado ?
- O Planejamento funcionou ? Quais ajustes deverão ser feitos para o 2o. semestre ?
- Variei nas estratégias de ensino ?
- Quais problemas ocorrem com freqüência na  sala de aula que atrapalharam o trabalho ?
- Em quais momentos senti-me mais frustrada e estressada ?
- Os alunos participaram ativamente de todas as aulas ? Por que não ?

Esta parada no meio do ano é providencial, pois além de oferecer momentos de reflexão, possibilita um fôlego para buscarmos as ferramentas necessárias para realizar a correção de rumos para o 2o. semestre. Por isso é hora de investir na solução desses problemas. O Professor precisa ter a sua disposição um verdadeiro “cinto de utilidades” para ministrar aulas motivadoras e interessantes, onde os alunos tenham participação ativa, evitando assim o aparecimento da indisciplina.  Para isto é  preciso conhecer todo o arsenal de estratégias no que refere-se às  práticas de ensino.

1 comentários:

  1. Pati Alves disse...:

    Nestas férias quero é descansar um pouquinho. São só duas semanas, precisamos aproveitar o tempo com a família e esquecer um pouquinho a escola que nos toma tanto tempo.

Postar um comentário

É da máxima importância reconhecer e estimular todas as variadas inteligências humanas e todas as combinações de inteligências. Nós somos todos tão diferentes, em grande parte, porque possuímos diferentes combinações de inteligências. Se reconhecermos isso, penso que teremos pelo menos uma chance melhor de lidar adequadamente com os muitos problemas que enfrentamos neste mundo. Howard Gardner (1987)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...